As muralhas de Jericó
E a muralha ruiu por terra... (J s 6.20).
O
dr. John Garstang, diretor da Escola Britânica de Arqueologia de
Jerusalém e do Departamento de Antiguidades do governo da Palestina
(1930-36), descobriu em suas escavações que o muro realmente "foi
abaixo"; caiu, e que era duplo. Os dois muros ficavam separados um do
outro por uma distância de cinco metros. O muro externo tinha dois
metros de espessura e o interno, quatro metros. Os dois tinham cerca de
dez metros de altura. Eram construídos não muito solidamente, sobre
alicerces defeituosos e desnivelados, com tijolos de dez centímetros de
espessura, por trinta a sessenta centímetros de comprimento, assentados
em argamassa de lama. Eram ligados entre si por casas construídas de
través na parte superior, como a de Raabe, por exemplo, erguida "sobre o
muro".
Garstang verificou também que o muro externo ruiu para
fora, pela encosta da colina, arrastando consigo o muro interno e as
casas, ficando as camadas de tijolos cada vez mais finas à proporção que
rolavam ladeira abaixo. O dr. Garstang pensa haver indícios de que o
muro foi derribado por um terremoto, o que pode ser, perfeitamente unia
conseqüência da ação divina.
0s cristãos não possuem nenhuma
dúvida quanto à existência das cidades mencionadas no Antigo e no Novo
Testamento. Por isso, dificilmente julgamos necessário conhecer alguma
documentação que comprove esse fato. Não obstante, sabemos que muitas
obras religiosas não resistem à menor verificação arqueológica, o que
contrasta imensamente com a Bíblia que, através dos séculos, tem seus
apontamentos históricos e geográficos cada vez mais ratificados pela
verdadeira ciência. Evidentemente, nossa fé não está baseada nas
descobertas da ciência. Entretanto, não podemos ignorar os benefícios
provindos dela quando seus estudos servem para solidificar a nossa
crença.
O objetivo desta matéria é apresentar uma lista parcial
de algumas cidades mencionadas na Bíblia e encontradas atualmente pelas
escavações arqueológicas. Elaboraremos a lista apresentando suas
respectivas evidências. Esclarecemos também essa seletividade porque há
centenas de outras cidades que também foram evidenciadas pela
arqueologia. O que faremos aqui, no entanto, é apenas uma breve
introdução ao assunto.
Este artigo se propõe tão somente a lançar
mais evidências ao fato de que a Bíblia não é um livro de ficção, de
histórias inventadas por homens falíveis, mas, sim, inspirada por Deus,
portanto, suas citações geográficas resistem à verificação arqueológica.
De fato, a Bíblia não só descreve esses lugares em suas páginas como também o faz com extrema precisão. Vejamos:
1. Siquém
Referência
bíblica: "E chegou Jacó salvo a Salém, cidade de Siquém, que está na
terra de Cariàã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da
cidade" (Gn 33.18;12.6; grifo do autor).
Evidência arqueológica:
"Escavações
foram empenhadas em Siquém, primeiramente pelas expedições
austríaco-alemãs em 1913 e 1914; posteriormente no período de 1926 a
1934, sob a responsabilidade de vários arqueólogos; e, por fim, por uma
expedição americana no período de 1956 a 1972 [...] A escavação na área
sagrada revelou uma fortaleza na qual havia um santuário e um templo
dedicado a El-berith, `o deus do concerto'. Este templo foi destruído
por Abimeleque, filho do juiz Gideão (Veja Jz 9) e nos proporcionou uma
data confiável acerca do `período teocrático'. Recentemente, nas
proximidades do monte Ebal (Veja Dt 27.13), foi encontrada uma estrutura
que sugere identificar um altar israelita. Datado do 13° ou 12° século
a.C., o altar pode ser considerado como contemporâneo de Josué,
indicando a possibilidade de ter sido construído pelo próprio líder
hebreu, conforme é descrito em Deuteronômio 27 e 28". (Horn, Siegfried
H, Biblical archaeology: a generation of discovery, Andrews University,
Berrien Springs, Michigan,1985, p.40).
2. Jericó
Referência
bíblica: "Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas
campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó" (Nm 22.1; grifo
do autor).
Evidência arqueológica:
"Jericó foi a mais
velha fortaleza escavada". (Horn, Siegfried H. Biblical archaeology: a
generation of discovery, Andrews University, Berrien Springs, Michigan,
1985, p. 37)
"A cidade de Jericó é representada hoje por um
pequeno montículo de área [...1 A cidade antiga foi escavada por C.
Warren (1867), E. Sellin e C. Watzinger (1907-09), J. Garstang
(1930-36), e K. Kenyon (1952-58)". (Achtemeier, Paul J., Th.D. Harper's
Bible Dictionary San Francisco: Harper and Row, Publishers, Inc., 1985).
"A
primeira escavação científica em Jericó (1907-9) foi feita por Sellin e
Watzinger em 1913". (The New Bible Dictionàry Wheaton, Illinois:
Tyndale House Publishers, Inc., 1962).
3. Arade
Referência
bíblica: "Ouvindo o cananeu, rei de Arade, que habitava para o lado
sul, que Israel vinha pelo caminho dos espias, pelejou contra Israel, e
dele levou alguns prisioneiros" (Nm 21.1; 33.40; grifo do autor).
Evidência arqueológica:
"Escavações
realizadas por Y. Aharoni e R. B. K. Amiran no período de 1962 a 1974
comprovaram a existên cia de Arade - 30 km ao nordeste de Berseba" (The
New Bible Dictionary Wheaton, Illinois: Tyndale House Publishers,
Inc.,1962).
"O local consiste em um pequeno monte superior ou
acrópole onde as escavações revelaram ser a cidade da Idade do Ferro".
(Achtemeier, Paul J., Th.D., Harper k Bible Dictionary, San Francisco:
Harper and Row, Publishers, Inc.,1985).
4. Dã
Referência
bíblica: "E chamaram-lhe Dá, conforme ao nome de Dá, seu pai, que
nascera a Israel; era, porém, antes o nome desta cidade Laís" (Jz 18.29;
grifo do autor).
Evidência arqueológica:
"A escavação de
Dá começou em 1966 sob a direção de Avraham Biran". (Horn, Siegfried H.,
Biblical archaeology: a generation of discovery, Andrews University,
Berrien Springs, Michigan, 1985, p.42).
"Primeiramente chamada
Laís, esta cidade é mencionada nos textos das tábuas de Mari e nos
registros do faraó Thutmose III, no século XVIII a.C. É identificada
como Tel Dá (moderna Tell el-Qadi) e localiza-se no centro de um vale
fértil, próximo de uma das principais fontes de alimentação, o Rio
Jordão [...] Tel Dá tem sido escavada por A. Biran desde 1966. A
primeira ocupação no local remonta ao terceiro milênio antes de Cristo".
(Achtemeier, Paul J., ThU, Harper's Bible Dictionary, San Francisco:
Harper and Row, Publishers, Inc.,1985).
5. Susã
Referência
bíblica: "As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês
de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza" (Ne 1.1;
Et 1.1; grifo do autor).
Evidência arqueológica:
"Escavações
conduzidas por Marcel Dieulafoy no período de 1884 a 1886 comprovaram a
existência da cidade de Susã". (Douglas, J. D., Comfort, Philip W &
Mitchell, Donald, Editors. Whos Who in Christian History Wheaton,
Illinois: Tyndale House Publishers, Inc., 1992.)
6. Nínive
Referência
bíblica: "E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
Levantate, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a
sua malícia subiu até a minha presença" (Jn 1.1,2; 2Rs 19.36; grifo do
autor).
Evidência arqueológica:
"Nínive foi encontrada nas
escavações de Austen H. Layard no período de 1845 a 1857". (Douglas, J.
D., Comfort, Philip W & Mitchell, Donald, Editors. Who's Who in
Christian History, Wheaton, Illinois: Tyndale House Publishers, Inc.,
1992).
7. Betel
Referência bíblica:
"Depois Amazias disse a Amós: Vaite, ó vidente, e foge para a terra de
Judá, e ali come o pão, e ali profetiza, mas em Betel daqui por diante
não profetizarás mais, porque é o santuário do rei e casa real" (Am
7.12,13; grifo do autor).
Evidência arqueológica:
"W. F
Albright fez uma escavação de ensaio em Betel em 1927 e posteriormente
empenhou uma escavação oficial em 1934. Seu assistente, J. L. Kelso,
continuou as escavações em 1954, 1957 e 1960" (Achtemeier, Paul J.,
Th.D., Harper'sBible Dictionary San Francisco: Harper and Row,
Publishers, Inc.,1985).
8. Cafarnaum
Referência
bíblica: "E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que
cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas?"
(Mt 17.24; grifo do autor).
Evidência arqueológica:
"Cafarnaum
foi identificada desde 1856 e, a partir de então, tem sido alvo de
escavações nos últimos 130 anos" (Achtemeier, Paul J., Th.D., Harpers
Bible Dictionary San Francisco: Harper and Row, Publishers, Inc., 1985).
9. Corazim
Referência
bíblica: "Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! peque, se em Tiro e em
Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se
teriam arrependido, com saco e com cinza" (Mt 11.21; grifo do autor).
Evidência arqueológica:
"Escavações
na atual cidade deserta indicam que ela abrangeu uma área de doze acres
e foi construída com uma série de terraços com o basalto da região
montanhosa local" (Achtemeier, Paul J., Th.D., Harper's Bible Dictionary
San Francisco: Harper ando 10.
10. Éfeso
Referência
bíblica: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos
santos que estão em Efeso, e fiéis em Cristo Jesus" (Ef 1.1; grifo do
autor).
"E encheu-se de confusão toda a cidade e, unânimes,
correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios,
companheiros de Paulo na viagem" (At 19.29) . A cidade em referência é
Éfeso.
Evidência arqueológica:
"Arqueólogos austríacos
encontraram em escavações, no século passado, um teatro de 24.000
assentos, bem como muitos outros edifícios públicos e ruas do primeiro e
segundo séculos depois de Cristo, de forma que a pessoa que visita o
local pode ter uma boa impressão da cidade como foi conhecida pelo
apóstolo Paulo" (Achtemeier, Paul J., Th.D., Harpers Bible Dictionary
San Francisco: Harper and Row, Publishers, Inc.,1985).
11. Jope
Referência
bíblica: "E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que
Pedro estava ali, lhe mandaram dois varões, rogando-lhe que não se
demorasse em vir ter com eles." (At 9.38; grifo do autor).
Evidência arqueológica:
"Durante
escavações no local da antiga cidade de Jope (XIII a.C.) o portão da
fortaleza foi descoberto..." (Achtemeier, Paul J., Th.D., Harper's Bible
Dictionary, San Francisco: Harper and Row, Publishers, Inc., 1985).
Diante
desta simples exposição, podemos afirmar como Sir Frederic Kenyon, que
disse: "Portanto, é legitimo afirmar que, em relação à Bíblia, contra a
qual diretamente se voltou a crítica destruidora dá segunda metade do
século dezenove, as provas arqueológicas têm restabelecido a sua
autoridade. E mais: têm aumentado o seu valor ao torná-la mais
inteligível por meio de um conhecimento mais completo de seu contexto e
ambiente. A arqueologia ainda não se pronunciou definitivamente a
respeito, mas os resultados já alcançados confirmam aquilo que a fé
sugere, que a Bíblia só tem a ganhar com o aprofundar do conhecimento".1
Nota
1 Josh MCDOwELL, Evidência que exige um veredicto, vol. 1, Candeia, 1992, p. 83.
Nenhum comentário:
Postar um comentário